A Nossa Pré-Escolar

"A educação tem o seu início, desde que os sentidos se apontam para o ver, ouvir e tocar o mundo" - João de deus

Sendo a Educação Pré-Escolar uma etapa decisiva na formação da criança enquanto indivíduo,
é neste momento que o educador deve promover estratégias que a ajudem a desenvolver a sua sensibilidade estética,
a sua consciência cívica e ecológica, mas também a estruturar o seu pensamento, a tomar consciência do mundo que a rodeia
e a desenvolver as suas aptidões naturais, estimulando o seu interesse e a sua curiosidade em vários aspetos e domínios.
Proporcionamos atividades e experiências ricas e inovadoras que motivam as crianças
e que fazem com que se instituam como sujeitoe não como objeto do processo educativo.

A educação Pré-Escolar destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e 6 anos, idade de ingresso no ensino básico.

O nosso currículo de Pré-Escolar contempla as diferentes áreas de conteúdo definidas pelo Ministério de Educação e é enriquecido com aulas de expressão musical, educação física, inglês, programa de competências socio-emocionais, natação, passeios/visitas de estudo, entre outras.

A Nossa Equipa Pedagógica

Toda a equipa pedagógica tem como caraterística principal a constante procura de atualização de conhecimentos e troca de experiências, com a finalidade de conseguir dar respostas mais adequadas às necessidades, caraterísticas e desafios das crianças, famílias e comunidade.

Tendo o educador a consciência que a criança é um sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, cabe-lhe a ele criar condições favoráveis, experiências estimulantes e inovadoras, aproveitando a criatividade e os saberes de todos.

Sendo a Pré-Escolar uma teia de ligação entre crianças e famílias, é nossa intenção proporcionar um ambiente facilitador de cooperação no processo evolutivo das crianças ao nosso cuidado.

Objetivos Gerais

  • Estimular as capacidades de cada criança e favorecer a sua formação e o desenvolvimento equilibrado de todas as suas potencialidades;
  • Contribuir para a estabilidade e segurança afetiva da criança;
  • Favorecer a observação e a compreensão do meio natural e humano para melhor integração e participação da criança;
  • Desenvolver a formação moral da criança e o sentido de responsabilidade, associado ao da liberdade;
  • Fomentar a integração da criança em grupos sociais diversos, complementares da família, tendo em vista o desenvolvimento da sociabilidade;
  • Desenvolver as capacidades de expressão e comunicação da criança, assim como a imaginação criativa, estimular a capacidade lúdica;
  • Proceder à despistagem de inadaptações, deficiências ou precocidades e promover a melhor orientação e encaminhamento da criança.
  • Incutir hábitos de higiene e de defesa da saúde pessoal e coletiva;

As Metas de Aprendizagem definem os objectivos finais para a Educação Pré-Escolar, tentando esclarecer e explicitar as condições favoráveis para o sucesso escolar indicadas nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (OCEPE), pretende-se que a criança adquira competências através de oportunidades e experiências de aprendizagem que lhe são proporcionadas no Jardim de Infância e exigem uma intervenção intencional do educador.

Salas de 3 anos

Na sala dos 3 anos, privilegiamos uma transição tranquila das crianças que frequentavam a creche, envidando estratégias de acolhimento e participação das famílias.

Salas de 4 anos

Na sala dos 4 anos, iniciamos aprendizagens formais, embora não descuremos a ludicidade das propostas apresentadas.

Salas de 5 anos

Na sala dos 5 anos, as atividades, apesar de contemplarem os tempos do Brincar, têm um maior enfoque nas atividades orientadas e de preparação no ingresso no 1.º CEB.

Espaço Exterior de Pré-Escolar

A Horizonte privilegia a exploração do espaço exterior e por esse motivo, as nossas crianças têm um recreio próprio com áreas de sombra e com materiais específicos para esta faixa etária.

Espaço de refeições

Os refeitórios da Horizonte estão totalmente adaptados às diferentes idades das nossas crianças.

Ementas Adequadas

As nossas ementas são desenvolvidas pela nossa nutricionista, garantindo assim a adequabilidade das mesmas às diferentes faixas etárias e de acordo com as necessidades nutricionais de cada uma.

Biblioteca

Cada Equipamento tem a sua própria biblioteca com livros diferenciados para as diferentes faixas etárias, tendo sido escolhidos com base nos interesses manifestados pelas crianças.

Espaço Polivalente

Nos três Equipamentos da Horizonte existem espaços polivalentes usados para diversas atividades tais como: educação física, brincadeira livre, ateliers e atividades de e para as famílias.

Instalações Sanitárias

As nossas instalações sanitárias dedicadas às crianças de Pré-escolar estão devidamente equipadas para estas idades, para que se promova o desenvolvimento da autonomia e o fortalecimento da autoestima.